Como aumentar as vendas para o Dia das Mães? Confira aqui nossas 7 dicas

vendas para o dia das mães
6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

As datas comemorativas criam ótimos cenários para os negócios que desejam vender mais e melhor. Com o devido planejamento, é possível aproveitar as oportunidades e reforçar os resultados da empresa. Entre as boas alternativas do primeiro semestre, vale ficar de olho nas vendas para o Dia das Mães.

O segundo domingo de maio é uma data muito popular e capaz de atrair um público diverso e com grande interesse no consumo. Se o seu negócio souber aproveitar o período, vai alavancar os resultados de maneira destacável. Inclusive, é uma boa oportunidade para conquistar novos clientes e para fidelizar os atuais.

Na sequência, separamos 7 dicas de como ampliar as vendas para o Dia das Mães. Confira!

1. Foque em produtos que possam ser importados

Para gerar diferenciação e até aproveitar condições mais atraentes, vale a pena considerar os produtos importados. Em vez de adquirir de uma empresa que também os importa, pesquise sobre a compra diretamente no mercado exterior.

Como estamos falando do Dia das Mães, dê atenção especial aos produtos que têm a ver com essa data. Itens de beleza e cuidado pessoal, como cosméticos e perfumes, estão entre as melhores alternativas.

Ainda, vale pensar na importação de roupas e acessórios de marca e outros itens que têm grande saída nesse período do ano. Com a oferta certa, é mais fácil chamar a atenção do público.

2. Pesquise os produtos com menos carga de impostos

Apesar da importação ser interessante, é fundamental considerar que ela envolve alguns custos extras — destacadamente, em relação aos impostos. Logo, é preciso chegar a um custo de aquisição que ainda permita aplicar uma boa margem de lucro, rumo aos objetivos do seu negócio.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é pesquisar os produtos com menos carga de impostos. A ideia é dar preferência aos itens que têm boa saída e ótima qualidade, mas que não sofrem uma incidência tão pesada de tributos.

Uma das formas de fazer isso é recorrer ao Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. No site do IBPT, é possível acompanhar as novidades e até verificar os projetos, como o Impostômetro. Ainda, é viável solicitar análises específicas, o que ajuda a garantir os melhores resultados.

3. Conte com o apoio de um intermediador aduaneiro

Depois de definir quais produtos importar, é hora de realizar o processo da maneira adequada: com segurança e eficiência. Uma das dicas para alcançar esse desempenho é com a contratação de um intermediador aduaneiro.

A empresa que atua nessa área serve como “intermediadora” entre os clientes brasileiros e os negócios estrangeiros. Como seu objetivo é importar, com o auxílio deles, será possível negociar com diversos fornecedores e fechar contratos de acordo com as necessidades.

Além disso, por ser autorizada pela Receita Federal, a contratada ajudará em todos os processos burocráticos e legais para que resultados sejam alcançados. Assim, será mais fácil obter um bom desempenho, sem deixar de considerar todas as etapas que são exigidas.

4. Crie kits e embalagens com mais valor agregado

Apresentar bons produtos é importante, mas não é a única solução para aumentar as vendas para o Dia das Mães. As pessoas buscam praticidade e comodidade e seu negócio pode oferecer isso com a criação de kits.

Uma ideia é elaborar combos, conjuntos ou embalagens especiais. Nossa dica é criar kits de acordo com o tipo ou uso do produto, por exemplo, ao unir perfumes e maquiagens semelhantes. Assim, a pessoa encontrará um presente completo, com alto valor agregado e quase personalizado.

Só tome cuidado com a compra casada, que é contra o Código de Defesa do Consumidor. Todos os itens devem poder ser comprados separadamente e com um preço justo. Considerando isso, você não terá problemas para colocar a estratégia em prática.

5. Crie uma campanha especial para a época do ano

Como o objetivo é ampliar as vendas para o Dia das Mães, é fundamental elaborar uma campanha de marketing voltada para esse período. A ideia é, justamente, deixar claro que há novidades, kits especiais (e limitados) e muitas opções para quem busca o presente perfeito.

Para tanto, é interessante desenvolver uma segmentação voltada para quem presenteia as mães e até para as próprias mães. Conheça seu público e saiba como falar com ele, pois isso fará toda a diferença para o alcance de resultados.

Além disso, é oportuno utilizar diversas mídias e canais, como as redes sociais. Na loja, crie uma ambientação especial e temática, pois isso ajuda a atrair a atenção do público.

6. Prepare uma promoção especial

Para complementar a campanha personalizada, também vale a pena pensar em promoções específicas para alavancar as vendas para o Dia das Mães. Uma ideia é oferecer um desconto no segundo produto ou garantir um valor de “crédito” para a próxima compra, por exemplo.

Pense em maneiras de atrair o público-alvo, criando vantagens especiais e que não são facilmente encontradas. A ideia é gerar condições para que as pessoas sintam que se trata de uma oportunidade imperdível.

No entanto, é preciso ter cuidado com a mera redução de preço, ainda mais no caso da importação. Logo, sempre respeite a margem de lucro adequada e considere os custos do negócio. Além disso, invista muito mais em experiência e diferenciação do que apenas no preço — como ao oferecer produtos importados e exclusivos.

7. Tenha um bom planejamento

Por fim, só será possível colocar esses e outros passos em prática se você agir com bastante antecedência. Portanto, aproveite para começar a pensar desde já nesse período. Se não for viável aumentar as vendas para o Dia das Mães nesse ano, já dê início ao preparo para o próximo.

Definir todas as ações e decisões com antecedência melhora seu poder de negociação e favorece o aproveitamento de boas oportunidades. Além disso, é uma maneira de ter mais organização e de garantir que tudo saia exatamente conforme o esperado.

Elevar as vendas para o Dia das Mães é possível, com bastante planejamento e decisões estratégicas engatilhadas. Ao seguir as nossas indicações, o seu negócio poderá consolidar ótimos resultados nesse período!

O conteúdo foi útil? Quais práticas você pretende adotar? Conte nos comentários e aproveite para debater com outros profissionais!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-