Serviços aduaneiros: veja quando contar com empresa especializada

serviços aduaneiros
7 minutos para ler
Powered by Rock Convert

À medida que um negócio cresce, seus horizontes se expandem e ele começa a buscar oportunidades em outros países. É nessa fase de expansão que o auxílio de uma empresa especializada em serviços aduaneiros faz toda a diferença.

De acordo com o relatório da OMC “Trade and Statistics Outlook”, divulgado em 2018, as exportações brasileiras cresceram acima da média mundial, ocupando a 6ª posição no ranking de crescimento das vendas.

O comércio exterior reserva bons negócios, mas é repleto de desafios e requisitos. Adequar-se a tantas exigências não é fácil, mas pode ser superado de maneira estratégica. Veja, a seguir, a importância de contratar serviços aduaneiros e como escolher o melhor parceiro!

Comércio exterior: entenda as suas particularidades e complexidades

Exportar seu produto pode ser decisivo para o crescimento empresarial, contar com novos negócios, ampliação de vendas não só de um produto, mas a abertura para todos os produtos que a empresa oferece, melhora significativa no faturamento alavancados pela valorização cambial, significativa valorização da marca da empresa em âmbito internacional, podendo ainda usufruir dos benefícios governamentais para empresas exportadoras, são algumas das vantagens que a empresa pode ter, destaca-se ainda a possibilidade de significativa melhora no seu quadro fabril e em diminuição de custos operacionais com melhores equipamentos, tecnologia, softwares, ferramentas, matéria prima e afins através da importação. Mas é preciso ter em mente que o comércio exterior requer bastante atenção, pois é complexo e repleto de particularidades.

As relações comerciais internacionais são envolvidas em burocracias. Para que os contratos sejam seguros e vantajosos, é essencial conhecer as legislações em vigor do país de origem e de destino da carga e conhecer as barreiras de entrada e saída específicas de cada país.

Mas isso não é tudo! Há, ainda, as dificuldades de cada nicho de mercado e relacionadas ao tipo de mercadoria, o que inclui a existência de algumas barreiras e a necessidade de licenças de importação/exportação dos órgãos envolvidos, como:

  • ANVISA;
  • MAPA;
  • Exército;
  • INMETRO;
  • DECEX.

Não podemos deixar de citar a questão tributária. Os gestores precisam conhecer as diferentes alíquotas de impostos na importação — que variam de acordo com o país de aquisição e com o produto — e as próprias restrições de quantidade a ser negociada.

O governo também trabalha com alíquotas diferenciadas para determinados nichos e períodos. Por isso, conhecer as diversas estratégias de fomento é outro aspecto que garante bons resultados.

Por fim, é preciso enfatizar que, diante de tamanha complexidade, as empresas podem cometer erros. Quando isso ocorre, a cobrança de multas e a imposição de sanções e penalidades e as correções exigidas pela Receita Federal por danos ao erário são consequências que afetam a rentabilidade empresarial.

Descubra como uma empresa de serviços aduaneiros auxilia nos processos de exportação e importação

Você, certamente, percebeu que atuar no comércio exterior não é uma atividade simples. Não basta ter um bom produto para começar a exportar. O processo é complexo e exige atenção, dedicação e muito conhecimento, sendo que, em muitos casos, um simples descuido pode gerar para a sua empresa várias sanções pecuniárias.

É nesse contexto, de evitar o erro e cumprir regras, leis, instruções e normas aduaneiras, que está inserido o despachante aduaneiro.

As empresas de serviços aduaneiro atuam como um despachante registrado e credenciado pela Receita Federal e podem realizar todos os serviços relacionados ao comércio exterior, como:

  • apoio durante a negociação de compra/venda de acordo com as regras internacionais;
  • assessoria para que se providencie a documentação exigida;
  • preparo das licenças, credenciamentos e requerimentos exigidos pelos órgãos envolvidos;
  • agenciamento do transporte internacional da mercadoria;
  • desembaraço da carga junto às receitas Federal e Estadual.

Aprenda a contratar uma empresa de serviços aduaneiros eficiente

Muitos fatores contribuem para o sucesso de um empreendimento, e, sem dúvidas, a sua capacidade de buscar o auxílio de parceiros competentes e eficientes é um dos mais importantes.

Nenhum negócio opera sozinho, não é mesmo? Seja qual for a sua área de atuação ou o porte do seu negócio, podemos afirmar que os parceiros são essenciais para o seu processo de crescimento.

Quando avaliamos a atuação no comércio exterior, boas parcerias são ainda mais decisivas. Afinal, como vimos, existem muitos detalhes, leis e regras a serem seguidos, e o ideal é que você transfira essas responsabilidades para quem entende do assunto.

Mas, afinal, como contratar uma empresa de serviços aduaneiros eficiente? Existem muitos fornecedores no mercado, por isso, é preciso buscar por confiança, credibilidade, honestidade e ética.

Quando você vai ao médico, não quer ser atendido por um bom profissional? A ideia é exatamente a mesma! Quanto mais qualificado e responsável for o seu fornecedor, menos problema seu negócio enfrentará.

Dessa maneira, é imprescindível observar se, na empresa contratada, existem despachantes devidamente qualificados, cadastrados e credenciados pela Receita Federal e, claro, conhecer um pouco de sua história e a avaliação de antigos clientes.

Veja os diferenciais que esse fornecedor deve ter

Durante suas pesquisas por uma assessoria de despacho aduaneiro, é fundamental prezar por empresas que tenham um diferencial no mercado e que prestem um atendimento personalizado e flexível.

A prestação de suporte e de uma logística integrada, com docas, empilhadeiras, carregamento de madrugada e entrega parcial e flexível — no horário que sua empresa pode receber —, sem cobrar a mais por isso, é, também, um ponto a ser observado.

Contrate uma assessoria aduaneira que tenha o foco em contribuir com o crescimento de seu negócio. Para isso, é essencial que ela tenha know-how no comércio exterior, Importação, Exportação, Radar, Siscoserv, Incoterms, Drawback, Ex-tarifários, Saída Definitiva do País, OEA (Operador Econômico Autorizado) e Agenciamento Marítimo de Cargas.

É fundamental que sua atuação seja responsável, ética e eficiente e que entregue ao seu empreendimento todo o apoio relacionado às negociações internacionais, ajudando-o a se preparar para a realização de bons negócios, como:

  • orientação sobre capital social, confecção de contrato social, aportes financeiros e CNAE;
  • emissão de Radar adequado ao projeto da empresa;
  • orientação na emissão de documentos de importação e exportação, faturas, certificados, licenças e conhecimento de embarque;
  • acompanhamento logístico, desde a localização do fornecedor até a entrega da carga no destino final;
  • orientação no desembaraço aduaneiro, garantindo a exatidão das informações na declaração de importação;
  • emissão das licenças necessárias;
  • análise do processo, visando reduzir tributação e multas;
  • estudo do projeto de importação/exportação;
  • controle efetivo dos custos e confecção de um relatório completo dos processos.

Contar com uma prestadora de serviços aduaneiros pode ser decisivo para que sua empresa tenha bons resultados no comércio exterior.

Ao investir em novos mercados, é essencial que o empresário tenha em mente que precisa seguir normas, regras e padrões de qualidade diferentes daqueles a que está habituado e que lidar com tantas obrigações sozinho não é a melhor estratégia. Por esse motivo, seja estratégico e busque o apoio de um bom parceiro.

Está com dificuldades para importar e exportar e precisa qualificar esses processos em seu negócio? Entre em contato com a S&S Comex e supere esses desafios!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-