Quais cuidados tomar ao contratar uma empresa de comércio exterior?

empresa de comércio exterior
6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Expandir os horizontes do mercado para negócios internacionais é o sonho de grande parte dos empreendedores. Mostrar um produto novo a um público diferente e aumentar os resultados da empresa é ambição de muita gente, porém, pode não ser algo tão simples de fazer por conta própria.

Qualquer processo de compra e venda de mercadorias, que caracterize comércio, precisa passar pelos procedimentos aduaneiros, regidos pela Receita Federal. Sem o conhecimento específico, é fácil de cair em armadilhas, que resultarão em altos custos relacionados a multas e problemas com a legislação do país.

Por esse motivo, se você deseja ampliar sua atuação e alcançar o mercado internacional, contar com uma empresa de comércio exterior é fundamental para que sua operação ocorra sem nenhum impasse e o resultado esperado possa ser conquistado.

Quer saber mais sobre como escolher a melhor empresa para atender o seu negócio? Então continue a leitura e confira!

O que buscar em uma empresa de comércio exterior?

Para que seu negócio possa garantir uma operação segura e sem problemas, podendo verificar a possibilidade de pagar menos impostos, tendo um serviço legalizado e podendo oferecer ao cliente uma maior rapidez na entrega, o principal a ser buscado em uma empresa de comércio exterior é a experiência.

Pesquisar sobre a sua reputação, quais são os clientes que ela atende, procurar cases que mostrem sua especialidade é fundamental. Conferir detalhes, como se ela tem registro formal no Brasil, se os despachantes estão registrados na Receita Federal e também o nível de qualidade no atendimento, são pontos importantes a serem verificados.

Além disso, é preciso também se certificar de alguns pontos mais técnicos, como a profundidade de assessoria, e se ela tem segurança ao tratar tanto do âmbito burocrático, quanto aos aspectos administrativos, tributários, cambiais, aduaneiros e fiscais que envolvem o comércio exterior.

Os custos também não podem ser ignorados. As despesas internacionais devem estar dentro dos parâmetros do mercado, e o ideal é procurar por serviços que ofereçam diferenciais, como facilidade de comunicação, portaria 24 horas, domínio de internet, entre outros.

Quais são os cuidados que devem ser tomados ao realizar a parceria?

O âmbito do comercio exterior pode oferecer diversos riscos para a empresa, que, ao desconhecer dos detalhes dos processos, acaba sofrendo grandes prejuízos.

O primeiro cuidado a ser tomado ao contratar uma empresa de comércio exterior é a cobertura incompleta do serviço. Entender quais são as suas necessidades e se a empresa em questão pode atender seu negócio em tudo que ele precisa é o primeiro ponto a ser mensurado.

Buscar empresas que ofereçam uma logística integrada, que tenham bons parceiros globais e infraestrutura para atendimento das suas demandas, são elementos essenciais a serem observados para que seu negócio não sofra nenhum ônus.

É preciso também cuidar para que a empresa mostre uma atuação responsável, que seja ética e eficiente, sem históricos negativos, dando atenção especial quando o assunto é relacionado à legalidade no transporte de mercadorias.

Qualquer erro que ocorra dentro de um processo de importação ou exportação pode resultar em multas, que começam a partir de 500 reais. Estar dentro da lei não é opcional, e a empresa contratada deve prezar para que o seu negócio atenda a todos os requisitos.

Quais são os diferenciais da S&S Comex?

Cada negócio é diferente e tem necessidades diferentes. Pode depender do tipo de mercadoria, do tamanho da operação, dos países escolhidos para importar ou exportar. Diante disso, ter uma empresa que trabalha de forma personalizada e flexível é substancial quando se procura uma parceria.

Flexibilidade

A S&S Comex trabalha voltada para a inovação e excelência na área de comércio exterior, prontos para melhorar os processos das empresas e buscar o melhor atendimento. Sua operação conta com uma logística integrada e flexível, possibilitando carregamentos no horário que o cliente precisar, inclusive de madrugada.

Know-how

O know-how da empresa conta com um vasto conhecimento na área de comércio exterior, atingindo os segmentos de importação, exportação, RADAR, Siscoserv, Incoterms, drawback, ex-tarifários, Saída Definitiva do País, OEA (Operador Econômico Autorizado) e Agenciamento Marítimo de Cargas.

Abertura de mercado internacional

A S&S Comex também oferece assessoria para estudos de projetos, buscando informações para as empresas que desejam entrar no mercado internacional, seja para comprar ou para vender, com levantamento de dados sobre as normas e regras dos países de origem ou destino das mercadorias a serem negociadas, com a busca de fornecedores adequados propiciando alavancar os negócios.

É fundamental que todos os aspectos tributários estejam em pauta ao tomar a decisão de expandir o negócio, e que toda a legislação esteja muito clara. Além disso, é importante ter uma empresa que conheça sobre NCM e os benefícios fiscais, para que a mercadoria esteja dentro da nomenclatura correta, para evitar multas.

Redução nos custos

Com os serviços de análise das classificações fiscais, verificação de tributos e tratamentos administrativos e estudo de regimes aduaneiros especiais, como o drawback, por exemplo, a S&S Comex garante que sua empresa esteja dentro das normas legais, com o menor custo de tributação possível.

Experiência garantida

Para garantir que a experiência que a empresa promete é real, o melhor a se fazer é buscar os cases de sucesso dos clientes que já contrataram os serviços oferecidos. A S&S Comex atende o mercado de comércio exterior desde 2008 e tem um amplo portfólio de clientes, dentre eles, encontramos empresas famosas, como a Harley Davidson, por exemplo.

Buscar conhecimento sozinho é algo complexo quando se trata do mercado internacional. As variáveis são muitas, e o risco que a empresa corre ao tomar tal decisão pode trazer prejuízos além de multas, afinal, estamos falando da aplicação da legislação.

Contratar uma empresa de comércio exterior não deve ser visto como um custo para o seu negócio, mas sim um investimento, pois, com pessoas que têm expertise na área, você terá a garantia de que está dentro das normas legais, e que as importações e exportações da sua empresa estão com as melhores condições tributárias, aperfeiçoando sua atuação no mercado internacional.

Você quer potencializar seu negócio e quebrar as barreiras do comércio internacional? Entre em contato com a S&S Comex e veja como podemos ajudar!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-