O que é agenciamento marítimo de cargas e qual a sua importância?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

O transporte marítimo é uma modalidade muito utilizada para entregas em grandes distâncias, como as intercontinentais. Ainda, com ótimo custo-benefício, atende à boa parte das solicitações. Mas, tanto na importação quanto na exportação, é preciso ter cuidado com várias etapas — e é nesse sentido que o agenciamento marítimo de cargas se destaca.

Trata-se de uma opção que oferece diferentes vantagens para a empresa e, principalmente, é determinante para o sucesso dessa atividade. Para tanto, o ideal é contar com um profissional especializado na tarefa, cuja escolha demanda atenção.

Separamos as principais características do agenciamento marítimo de cargas para ajudá-lo a entender melhor. Confira!

Afinal, do que se trata o processo e como funciona?

O transporte de cargas segue regras específicas, até mesmo para garantir o controle por parte das autoridades. Por vias marítimas, essa atenção é ainda mais importante para a partida e chegada de navios legítimos.

O agenciamento marítimo de cargas funciona como um intermediário entre as diversas tarefas e visa facilitar a regularização de todas as etapas, de maneira simples. Basicamente, podemos dizer que é o responsável por ligar o proprietário da carga e a embarcação com os órgãos públicos e autoridades fiscalizadoras.

Além disso, também se relaciona com as empresas prestadoras de serviço nos portos de embarque ou desembarque.

Como é a atuação do profissional habilitado para o processo?

O agenciador é um profissional que tem conhecimento em múltiplas áreas, como direito nacional e internacional, comércio internacional, tratados entre países e regras de cada terminal.

Por isso, é indispensável que seja alguém habilitado para realizar a atividade. Normalmente, é preciso fazer um curso na área, com o devido reconhecimento e registro nos órgãos públicos, como a habilitação na Receita Federal.

A partir da contratação, o profissional se responsabiliza em descomplicar os procedimentos burocráticos relacionados ao navio e à carga. Ainda, ajuda no contato com as autoridades, por exemplo, facilita a liberação e evita multas por irregularidades.

Vamos pensar em transportes internacionais: no comércio com empresas estrangeiras ou suas prestadoras de serviço, o envio de informações ao Siscomex e ao Siscoserv é obrigatório. Com o agenciamento, as obrigações são cumpridas com maior facilidade.

Portanto, a missão principal desse profissional é garantir que tudo saia conforme o previsto, com o melhor desempenho possível.

Por que contratar uma empresa para o agenciamento marítimo de cargas?

Nem sempre o gestor de um negócio que decide importar ou exportar tem os conhecimentos necessários para o processo. Ao mesmo tempo, isso não precisa ser um impedimento para a conclusão das atividades comerciais. Com a contratação de uma empresa especializada, o agenciamento marítimo de cargas resolve as principais questões.

Além disso, é uma maneira de aproveitar melhor os recursos, aumentar a produtividade e diminuir os custos. Afinal, as multas por falhas na documentação e os atrasos na entrega custam muito mais que o atendimento às regras.

Não menos importante, ter uma empresa especializada faz com que o seu negócio foque em sua atividade principal, uma vez que todas as burocracias serão resolvidas de forma capacitada, o que permitirá obter bons resultados.

O agenciamento marítimo de cargas é essencial para que o transporte em mar aberto aconteça da maneira legal. Com o apoio de especialistas no assunto, fica fácil driblar os problemas e garantir que tudo ocorra com o melhor aproveitamento.

E já que estamos falando desse modo de transporte, confira nosso guia sobre o uso do container marítimo para importação e exportação.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-